[Download] "Trabalho docente sob fogo cruzado" by Jonas Magalhães, Cláudia Affonso, Vera Nepomuceno, Claudio Fernandes, Valéria Moreira, Amanda Moreira da Silva, Danielle de Oliveira Ribeiro, Fernando de Araújo Penna, Francisca Clara de Paula Oliveira, Maria Aparecida Silva Ribeiro, Maria da Conceição da Silva Freitas & Paulina Santibáñez Cavieres # eBook PDF Kindle ePub Free
eBook details
- Title: Trabalho docente sob fogo cruzado
- Author : Jonas Magalhães, Cláudia Affonso, Vera Nepomuceno, Claudio Fernandes, Valéria Moreira, Amanda Moreira da Silva, Danielle de Oliveira Ribeiro, Fernando de Araújo Penna, Francisca Clara de Paula Oliveira, Maria Aparecida Silva Ribeiro, Maria da Conceição da Silva Freitas & Paulina Santibáñez Cavieres
- Release Date : January 29, 2018
- Genre: Sociology,Books,Nonfiction,Social Science,
- Pages : * pages
- Size : 2671 KB
Description
"Trabalho docente sob fogo cruzado" traduz, não sem embates como o processo de mercantilização da educação penetrou na escola pública, organizou e regulou o trabalho docente sob os critérios da gerência da mercadoria força de trabalho do setor privado. A tese alardeada desde a década de 1990 é a de que a escola pública não responde às demandas do tempo presente porque a formação docente é impregnada de teorias sociais, culturais, econômicas e políticas desnecessárias. O que caberia aos cursos de formação era ensinar aos futuros docentes as “regras do bem ensinar”. Trata-se de formar entregadores do conhecimento, produzido por institutos privados ou por parcerias público privadas. Um processo, portanto, que visa transformar o trabalho complexo do processo pedagógico em um trabalho simples, comandado desde fora da escola por institutos privados ou parcerias público-privadas. Trata-se de um processo, como mostram os textos da coletânea, que atinge frontalmente a autonomia docente, a profissão e os saberes docentes, anulando conquistas da categoria, especialmente nas últimas décadas. Ao expor os mecanismos que buscam liquidar e anular a função docente, a coletânea não quer trazer uma mensagem fatalista de que tudo está perdido e de que os adversários e os diversos inimigos da escola pública e dos direitos universais nos derrotaram por completo.